O que é a Visão Artificial?
No nosso dia a dia usamos os nossos olhos para analisar a realidade que nos rodeia. Captamos e processamos milhares de imagens de forma automática, conseguindo ter a perceção de claro/escuro, ler números e caracteres, ter noção da velocidade de objetos, etc.
O termo Visão Artificial pode suscitar alguma dúvidas a quem não esteja dentro do assunto, por isso aqui pretendemos desconstruir e apresentar uma explicação simples deste conceito.
Explicação do conceito “Visão Artificial”
A Visão Artificial é uma área tecnológica que se foca na criação de sistemas que permitem que as máquinas “vejam” e interpretem informações visuais, tal como o ser humano faz. Para tal acontecer são usados algoritmos de computador e hardware especializado que conseguem processar imagens (fotografias ou vídeos) e extrair informações delas, e, com base nisso, tomar decisões. Hoje em dia a Visão Artificial está em todo o lado, sendo, por exemplo, um dos componentes base para a condução autónoma. É de salientar que a Visão Artificial encontra-se em estreita ligação com a robótica e a mecânica, de forma a dar respostas a desafios que há uma década seriam impensáveis.
Em suma a Visão Artificial coloca uma Unidade de Processamento, através de um Software, a ver e interpretar dados visuais (fotografia(s)) e tomar decisões de forma autónoma.
Existem muitas aplicações para Visão Artificial, desde automação industrial, controlo de qualidade, imagens médicas e sistemas de vigilância. Por exemplo, um robô com o auxilio de um sistema de Visão Artificial pode descarregar um camião e localizar itens específicos sem qualquer intervenção humana. Na área da saúde os sistemas de Visão Artificial podem recolher imagens médicas e fornecer aos médicos informações mais precisas e detalhadas sobre a condição de um paciente de forma quase instantânea.
Que que é preciso?
Para funcionarem os sistemas de Visão Artificial usam câmaras e outros tipos de sensores (por exemplo: sensores térmicos) para recolher dados visuais. Os dados são então processados num software de Visão Artificial usando algoritmos que podem identificar e/ou classificar objetos (ok, not ok), medir distâncias, estimar o movimento, etc. Os dados processados podem ser usados para fornecer feedback em tempo real a uma máquina, permitindo que ela tome decisões e aja com base no que “vê”.
Na imagem abaixo é apresentada uma simulação de um projeto de Visão Artificial (sem iluminadores aplicados):
Para o sucesso de um projeto de Visão Artificial primeiramente é preciso definir com exatidão o que o sistema vai analisar. Pode-se levantar questões como: Quantas referências o sistema vai analisar? O produto é homogêneo ou heterogéneo? Qual a cadência necessária? Que precisão o sistema tem de ter?
Todas estas questões ajudam o responsável do projeto a construir um sistema à medida das necessidades. Escolhendo as câmaras mais adequadas, os iluminadores com a intensidade necessária e a unidade de processamento com capacidade adequada.
Os problemas surgem quando menos esperamos, e nós sabemos disso. Resolver é a palavra chave. Possuímos uma equipa de assistência técnica de forma a ultrapassar os imprevistos da maneira mais rápida possível. |
A captação de boas imagens é um fulcral para garantir um sistema de Visão Artificial fiável. A Vimétrica dispõe de diferentes modelos de Câmaras, por si fornecidas e integradas, que se adaptam às exigências de cada projeto. |
Ao projetar a Iluminação de um Sistema de Visão Artificial é necessário considerar vários fatores: Qual é o campo de visão a iluminar? O objeto apresenta superfícies com reflexos? Que fundo possui a aplicação? O iluminador vai estar exposto a poeiras ou água? Entre outros … Na Vimétrica temos em conta todas estas variantes e possuímos uma gama de iluminadores próprios. Conheça-os aqui. |
A correta integração dos sistemas de Visão Artificial nas linhas de produção é um passo fundamental para o sucesso do projeto. A Vimétrica gere e garante, do inicio ao fim, a completa e acertada integração dos seus sistemas. Além da conceção e instalação das máquinas, também disponibilizamos serviços de formação à disposição dos profissionais que irão lidar com o sistema de Visão Artificial. |
Não é apenas o Hardware que conta, também o Software é onde o processamento de imagem acontece. O Software Vimétrica está em desenvolvimento continuo há mais de 20 anos e já foi integrado em centenas de fábricas. Este possui um ambiente de programação interno que permite a rápida adaptação a novas referências. Saiba mais aqui. |
O computador é o coração dos Sistemas de Visão ArtificialA Vimétrica tem em stock Unidades de Processamento adaptadas ao ambiente industrial e estanques ao pó com enormes capacidades de processamento e elevada fiabilidade. |
Em que indústrias se aplica?
A Visão Artificial pode ser aplicada em qualquer indústria, sendo necessário desenvolver um projeto de acordo com as especificidades de cada uma. No menu Indústrias pode encontrar múltiplas indústrias onde já desenvolvemos projetos.
No geral, a Visão Artificial é uma área tecnológica empolgante com infinitas possibilidades. Dada a constante evolução da indústria é exigido cada vez mais rapidez, qualidade e fiabilidade processos produtivos, e a Visão Artificial é uma excelente solução para isso. Cada vez os sistemas são mais sofisticados e nos vão ajudar a entender e interagir melhor com o nosso mundo.
Diariamente a Vimétrica tem de se adaptar para garantir que está sempre na vanguarda da tecnologia.
Precisa de esclarecimentos?