O que é a Visão Artificial?

Imagem de O que é a Visão Artificial?

Visão Artificial na Indústria... O que é? Onde se aplica?

Para perceber a Vimétrica é necessário perceber o conceito de Visão Artificial e onde se aplica na área industrial, pois somos especialistas nesta área!

Para quem não está dentro do assunto o termo Visão Artificial pode suscitar alguma dúvidas, por isso aqui é apresentada uma explicação muito simples de um conceito que pode complicar muito.

EXPLICAÇÃO:

Habitualmente usada para o controlo de qualidade, a Visão Artificial consiste em recorrer a câmaras industriais e a uma unidade de processamento (PC) para analisar uma determinada(s) fotografia(s). Esta(s) fotografia(s) são a base de qualquer sistema de Visão Artificial, visto que são analisada de segundo determinados padrões previamente definidos onde a Unidade de Processamento (normalmente um PC)  conclui se estão bem/mal (ok/not ok), ou então classifica-os por uma categoria, ou ainda efetua uma ação (por exemplo: colocar um parafuso numa determinada ranhura com o auxilio de um robot).

Esta é a base da Visão Artificial: colocar uma Unidade de Processamento a ver e interpretar, através de um Software, determinada(s) fotografia(s) e tomar uma decisão.

Na imagem abaixo encontra-se uma simulação de um projeto de Visão Artificial:

 

Hoje em dia as empresas cada vez exigem mais rapidez e qualidade e a Visão Artificial é uma excelente solução, encontrando-se em estreita ligação com a robótica e a mecânica, de forma a dar respostas a projetos que há uma década seriam impensáveis. Obviamente que a Vimétrica teve de se adaptar para garantir que está sempre na vanguarda da tecnologia.

Esta tecnologia pode-se aplicar em qualquer indústria, sendo necessário desenvolver um projeto de acordo com as especificidades de cada uma. No menu “Serviços” pode encontrar múltiplas indústrias onde já desenvolvemos projetos.

Tem dúvidas se a Visão Artificial é a solução para o seu problema?

Estamos aqui para ajudar!